sábado, 20 de outubro de 2012

Clicamila e saúde: osteoporose!


Saúde: taí um tema que sempre me interessou, tanto que até cogitei, por algumas vezes, prestar vestibular nesta área. Sabia que cheguei a me matricular no curso de fisioterapia? Mas entre tantas reviravoltas,  a moda ‘falou’ mais alto..rs. É sempre bom lembrar que o foco do Clicamila é a moda, mas sem esquecer os outros assuntos que são de interesse feminino e por isso, a pauta de hoje é a osteoporose, que tem neste sábado, dia 20 de outubro, seu dia mundial e nacional de combate e prevenção.


Longe de mim querer ‘dar uma de médica’, a minha intenção é alertá-la de uma forma leve e descontraída, afinal o meu blog é um veículo de comunicação que tem a intenção de abordar sempre assuntos relevantes, seja em qual esfera for. Dito isso, vamos lá: você terá osteoporose quando seus ossos sofrerem diminuição da massa (descalcificação), desta forma eles  ficarão frágeis, mais porosos e se quebrarão com facilidade. O exame que pode diagnosticar o problema é chamado densitometria óssea, entretanto se a mulher não tiver costume de fazê-lo depois da menopausa (ele só é indicado antes se houver um fator de risco muito grande), ela só saberá que tem a doença depois de uma fratura, já que a ‘tal’ é silenciosa e não apresenta sintomas além deste último.




É verdade que a osteoporose tem maior incidência nas mulheres (por isso estou abordando o tema!..rs) mas a rapaziada que tem a alimentação pobre em cálcio e vitaminas pode ficar ‘ligada’, porque ela não tem ‘preconceito’. Nós somos mais ‘visadas’, porque o hormônio feminino estrógeno, que é o grande protetor dos ossos, diminui drasticamente após cessarem as menstruações e nossos ossos ficam ‘órfãos’, trocando em miúdos, vulneráveis à ação da célula responsável por sua destruição.


Não se pode afirmar que ela é hereditária, mas se você tiver  casos na família pode começar a se prevenir com mais ênfase e os outros fatores que ‘abrem as portas’ para ela se alojar no seu organismo são: idade avançada, imobilidade prolongada, alguns tipos de medicamentos, tabagismo, alcoolismo e doenças que interferem no metabolismo ósseo. Mas como é sempre melhor prevenir do que remediar, a minha dica é já ir adotando uma dieta rica em alimentos com cálcio (leite, iogurtes e queijos), verduras de folhas verdes escuras (couve, espinafre, brocólis), ‘tomar’ sol de forma moderada (20 a 30 min por dia, das 6hs às 11hs da manhã já esta ótimo)  e fazer exercícios físicos.







Fica a dica: saúde é coisa séria! :)

Twitter:@clicamila
Pinterest: http://pinterest.com/blogclicamila/

Nenhum comentário:

Postar um comentário