quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

À moda do povo Masai.

Outro dia eu estava assistindo ao Globo Repórter  e o assunto era a África. E de tudo que vi o que me fascinou foi um povo  étnico africano de seminômades denominados Masai ou Massais. O meu encanto tem razão de ser: a mistura de suas vestimentas e adornos é uma riqueza de cores,  formas e texturas e, caso você não saiba, sou apaixonada por formas de vestir diferentes  da minha (mas isso não quer dizer que vou sair por aí tal qual as pessoas das fotos abaixo..rs)  


Os adornos que eles mais usam (para nós, lê-se acessórios) são colares, brincos e enfeites para o cabelo. E tudo ao mesmo tempo! Acho bacana 'pegar emprestada' essa ideia e colocá-la na nossa vida real. Tudo o que esta perto do nosso pescoço ou do rosto, chama atenção para essa parte do corpo. Então, se  usamos um colar e ele esta no alto (no pescoço) criamos a sensação de um corpo mais alongado e  esbelto o que é ótimo para quem é 'alta' como eu  (tenho 1,58m). E os brincos e tiaras (presilhas trabalhadas, faixas, etc) também auxiliam  a tirar atenção  do nosso corpo. Se você está acima do peso ideal ou quer disfarçar o quadril largo, abuse destes acessórios.



Outro detalhe que acho válido comentar: eles usam muito estampas e principalmente a cor vermelha (minha cor preferida!). Também adornam o corpo com tecidos que  são presos por  torções e amarrações. E na nossa vida esse jeito de vestir pode estar presente com a ajuda dos lenços (clica nessa referência). Pelo que pude perceber, acho que são pedaços de tecidos sem qualquer tipo de  modelagem (tipo um quadrado ou retângulo) e eles vão moldando-o ao corpo. E nós podemos fazer isso com os lenços (tem lenço que vira blusa, bata,etc, só depende de como ele vai ser amarrado. Já a estampa é o jeito mais fácil e rápido de acrescentar pinceladas de criatividade ao look: escolha uma cor em comum  e seja feliz! Você pode misturar também estampas iguais mas em tamanhos diferentes ou da  mesma cor mas com formas diferentes (imagina, por exemplo, um poá branco e lilás misturado com um floral nas exatas duas cores.)




O bom da moda são as várias possibilidades que ela nos apresenta! É ver e analisar  uma cultura diferente  e se ela nos encantar, saber transpor todo o fascínio para a nossa vida.  Porque uma coisa é certa: para sermos nós mesmas  com autenticidade temos que procurar agregar na nossa produção tudo o que nos encanta, mas de forma que tenha  a nossa cara, no nosso tempo e sociedade.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Casamentos de dia e os vestidos do Oscar!

Eu havia optado por não fazer referência aos vestidos do Oscar aqui no blog por um motivo simples: 90% dos blogs de moda que eu conheço falaram sobre eles e  como acho que acaba sendo tudo mais ou menos igual, pensei que seria muito repetitivo. Mas ontem, estava vendo as moças que desfilaram no tapete vermelho e uma característica  em particular me chamou a atenção: os drapeados, dobraduras, pregas e torções dos vestidos. 


Achei  esse 'ensinamento hollywoodiano' super apropriado para quando temos um casamento durante o dia. Casamentos, independente do horário, são sempre celebrações que exigem um cuidado a mais na beleza e nas roupas, mesmo que os noivos decidam se casar num parque de diversões(!!!).  E é aí que esse relevo, feito do mesmo tecido do vestido, entra em cena e arrasa! 



Durante o dia, tecidos brilhosos e bordados com vidrilhos podem ser 'muito' e a solução para deixar sua produção com cara de festa é escolher modelos que tenham algum diferencial e esse 'tchan' pode ser conseguido com os relevos do tecido, porque tudo  que aguça o tato é garantia de elogios (você já deve ter  visto muita gente pedir pra 'ver alguma coisa com as mãos' né?!..rs). Se o seu peso visual é maior na parte debaixo do corpo é bacana experimentar essa direção em golas e mangas mas, se tiver ombros mais largos,  os drapeados na altura do quadril ajudam a equilibrar a silhueta.


  
E o  'cinema' inspira mais uma vez a vida real!

Twitter: @clicamila

Campanha de Moda - Gisele Bündchen para a Salvatore Ferragamo.

A marca italiana Salvatore Ferragamo  escolheu ninguém mais, ninguém menos que a linda (lin-da!) Gisele Bündchen para estrelar a campanha Verão/2012. Quando vi as fotos, me fascinei pela mistura de cores e pela modelagem dos vestidos (o modelo que fotografou com ela também encanta!!..com todo respeito tá Amor?!..rs).  


Adorei os decotes de um ombro só, tomara-que-caia e amarrado ao redor do pescoço e também as fendas enormes, porque estes detalhes mostram a pele e transmitem sensualidade de um jeito sutil e charmoso. No nosso verão escaldante, essa modelagem é super bem-vinda porque é fresquinha e você não precisa sair por aí revelando nada além do necessário. Um outro detalhe que percebi foi a grande quantidade de amarrações nos vestidos que modelam  lindamente o corpo e acho que você pode conseguir efeitos parecidos usando lenços grandes (lembra deste post?)



As estampas também são um charme! Muitas flores, folhagens, animal print e listras se misturam a sandálias super altas e decotadas e  tudo com muita cor! Acho legal começar a exercitar essa proposta (mesmo que seja sozinha e trancada no quarto) porque pode ser que tenha lindas surpresas. Confesso que eu optaria por um calçado e bolsa nude para combinar com um vestido todo estampado mas se ficou tão lindo nela, porque não pode ficar em nós? No quesito moda, tudo deve ser decidido na base da 'experimentação' e como experimentar não custa nada...


A alfaiataria também esta presente mas totalmente colorida e com cara de verão! Um blazer colorido, por exemplo,  pode alavancar qualquer produção e quando mesclado com estampas, como foi o caso neste trabalho, soa ainda mais descontraído. 



E para finalizar, aqui embaixo tem o making of da campanha para você ver detalhes dessas fotos e  deste lugar maravilhoso na Jamaica!  Fala que não dá vontade de mergulhar nesse mar? (e olha que nem sei nadar direito...rs).


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Figurino de filme inspirando a vida real!

Ontem foi a entrega do Oscar (ô novidade!) e eu estava anciosa para ver qual filme levaria a premiação de melhor figurino. O escolhido da noite foi  'O artista' de  Michel Hazanavicius que retratou, por meio das roupas,  toda a descontração dos loucos anos 20. 





Eu não sei se você sabe, mas algumas características marcantes do vestuário dessa época foram introduzidas/ou ganharam fama pelas mãos de Coco Chanel: são as silhuetas retas e soltinhas e também o colar de pérolas. Este último deixou de ser tendência  e se transformou em estilo, afinal você deve ver com frequência mulheres usando este acessório. Mas uma coisa que eu acho interessante, é adaptar aquilo que nós gostamos para a nossa realidade e sei que colares de pérolas tradicionais podem soar como algo super clássico ou antigo.


Para mudar um pouco a carinha deste acessório, você pode investir em exemplares de pérolas em cores diferentes  e com traços de um artesanato discreto. Acho lindo um colar feito com amarrações ou com crochê/macramê, mas se você não gosta dessa 'vibe' delicada e romântica é só mesclar com cores escuras, modelagens ajustadas e estampas geométricas (menos os círculos, porque estes vão remeter ao poá e aí o visual vai ter 'um pé' no romantismo).


Um outro modelo que eu adorei é com volume concentrado em apenas em uma parte do acessório, que pode ser  de uma ou mais voltas. Você pode misturar as pérolas (de mesmo tamanho ou não) com argolas e correntes (finas/largas e de materiais diferentes). O dourado deixa este acessório mais moderno e ajuda a não deixar que a produção fique 'datada' (diferenciando seu colar daqueles da década de 1920, entende?). Tem também a possibilidade de fazer um mix de colares, misturando pérolas com tachinhas, tecidos,  sementes, etc.



Sábia era Coco Chanel que 'apresentou' ao mundo o colar de pérolas e sábia também será você se souber colocá-lo na sua vida de um jeito só seu.  Aqui tem um dos primeiros posts do blog que aborda o colar de pérolas de uma forma mais 'abstrata' e igualmente interessante! :)

Twitter: @clicamila

Eu quero!! - Sapatilha com glitter!

A onda do glitter esta com força total  e a forma que mais me encantando é em sapatilhas.  E acho que não sou a única, porque já vi o calçado com outras blogueiras e em várias vitrines (a C&A e a Moleca já lançaram a versão própria). 


Eu prefiro um exemplar em uma cor neutra afinal, é  mais fácil de combinar com o que já tenho e  também porque não cansa tanto a visão e se você quiser uma, aconselho começar por essa ideia. Mas se não dispensa um 'colorido', procure pela cor que você mais gosta (ou alguma variação dela, num tom mais claro ou escuro) ou a que mais tem no armário (ninguém vai ter muitas peças de uma cor que não curte né?!), dessa forma, você vai conseguir montar vários looks e não vai enjoar com tanta facilidade da aquisição. Sempre é bom lembrar que ela brilha muito e que tudo o que levar pra dentro do seu armário deve ser usado o maior número de vezes possível para fazer valer o investimento.



Sapatilha é confortável por natureza já que não tem  salto e o brilho do glitter proporciona ao calçado 'cara de festa'. É excelente opção  para acompanhá-la em um evento formal quando seus pezinhos já não aguentam mais ver saltos, pode ser a grande atração de um look básico e "glamourizar" com facilidade tecidos feitos de fibras naturais,  por exemplo, o linho.



Taí a 'prova viva' que dá pra brilhar e ficar confortável ao mesmo tempo! :)


Twitter: @clicamila

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Dica de estilo: A viúva do Maranhão.

Na última quinta, a minissérie 'As brasileiras' apresentou  a história de Ludimila, a viúva do Maranhão. A personagem principal foi interpretada por Patrícia Pillar e teve o figurino recheado de peças clássicas, como camisas e cores neutras (preto, cinza e branco) e outras com uma 'pegada' mais romântica, com a presença de estampas florais, rendas e a cor rosa.





Se você também assistiu ao capítulo, deve ter observado que ela sempre usava um cordão discreto e que, depois de ter 'pegado' o feio do Marcello Antony (bem 'feinho' né?!..), ela apareceu usando junto com o cordão de sempre, mais dois colares maiores/vistosos e em tons de vermelho. E o que poderia ser considerado brega, se transformou numa linda opção.


Acho que misturar colares (finos ou não), independe se os materiais são parecidos e sempre acrescenta 'informação' de excelente qualidade na produção. O cuidado que eu acho que  se deve ter é fazer com que todo mundo perceba que a mistura foi proposital e não que você foi colocando um por cima do outro. E para isso acontecer é só dar destaque para eles: escolha uma blusa em cores neutras e modelagem simples/ou em uma cor parecida com a de um dos cordões (como fez a Ludimila) e use brincos/anéis/pulseiras discretos. Uma outra proposta bacana é que eles devem ser sempre de tamanhos diferentes para um não esconder o outro. 



O que eu mais tenho visto nas ruas são os maxi colares e pra diversificar, o mix dos exemplares mais finos pode ser uma ótima aposta! Misturinha fácil  e de sucesso certeiro! :)


Twitter: @clicamila

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Profecias de moda para o inverno!

Dias atrás estava acontecendo a Semana de Moda de Londres e como lá já é inverno (ô invejinha boa...), as européias e até algumas brasileiras que 'desfilaram' nas ruas, apresentaram propostas  que prometem  estar presentes em terras brasileiras daqui há pouco tempo. Aposto minhas fichas nas seguintes:
  • Maxi colete de pele falsa: acho que é a cara do nosso inverno porque não possui mangas e assim esquenta menos. Caso esfrie muito é  só usar um casaquinho mais quente por cima; se a temperatura tiver agradável basta uma camisa/blusa de manga comprida por baixo. A pele é capaz de compor lindos looks quando misturadas a outras texturas: seda, rendas, lurex/paetê (para a night), etc.



  • Meia-calça colorida: eu sei que pode parecer 'coisa de Emília do Sítio do Pica-pau Amarelo' mas não é. Se você 'segurar' a peça, com certeza vai receber muitos elogios, porque nessa 'vida fashion' quando nos sentimos bem com algo isso reflete e ecoa. Uma dica para tirar um pouco do ar lúdico da produção é apostar em saltos altos e peças de cores mais neutras e de alfaiataria. Cores da mesma família também ajudam a mostrar uniformidade, que nada tem a ver  com o figurino da boneca de Lobato. Outro dia fiz uma matéria sobre meias  para o inverno, clica aqui.


  • Look 'total black': fique você sabendo que tem jeito de usar somente preto e ainda ficar com um visual lindo e nada depressivo. Tudo depende da modelagem  e da textura das peças. Misturar, por exemplo, transparência com tramas fechadas (como o jeans) ou brilhos com opacidade e acrescentar babados, pences, pregas e dobraduras irão ressaltar e dar forma ao look monocromático.


  • Néon com cores neutras: eu já jurei que nunca iria usar nenhuma cor dessa família 'cheguei'. E agora, estou aqui com uma "vontadezinha" de experimentar com nude e azul marinho. Conselho de amiga: no quesito moda, nunca diga nunca. Cores neutras são clássicas e atemporais  e por isso quebram a 'alegria arregalada' das outras. Fazendo essa combinação suas chances de parecer com uma drag queen (nada contra hein?!) diminuem consideravelmente.



Será que as minhas profecias se concretizarão? Só o inverno poderá dizer! (hahaha!)


Twitter: @clicamila

Coco Chanel e a importância de se cuidar com carinho!

"Eu não entendo como uma mulher pode sair de casa sem se arrumar um pouco - mesmo que por delicadeza. Depois, nunca se sabe, talvez seja o dia em que ela tem um encontro com o destino. E é melhor estar tão bonita quanto for possível para o destino."

Começo o post deste sábado com a frase da sempre sábia e estilosa (pelo menos na minha opinião) Coco Chanel. Ela usou palavras  super apropriadas  para aqueles dias corridos e que muitas vezes saímos de casa sem estarmos devidamente arrumadas (já aconteceu com você? Comigo já..rs.).

É tanto compromisso e tanto horário para cumprir que muitas vezes é preciso que você escolha entre  tomar o café da manhã e fazer o make/escolher com calma a roupa e como saco vazio não pára em pé, a maioria de nós fica com a primeira opção.  Mas o cuidado com a aparência não tem nada de superficial, ouso dizer que é algo de primeira necessidade porque como disse Chanel, imagina se você tem um encontro com  o seu 'destino'? Você não quer que ele se assuste e saia correndo apavorado né?!


Pensa que a sua aparência conta muitos pontos a seu favou (ou contra), dependendo de como você está.  Hoje, um visual bem cuidado nas roupas e na beleza, vai muito além do esteriótipo de 'patricinha', é um gesto de carinho com você mesma, e quanto mais bem cuidada, melhor é a forma como as pessoas te analisam, principalmente no quesito trabalho. Vai que o tal 'destino' é uma mega oportunidade de emprego? ou você será apresenta a alguém que pode te abrir muitas portas?  Uma vez que se cuida tão bem, a impressão que transmite é que possui o mesmo zêlo com suas obrigações profissionais.

Por isso, vale muito adiantar tudo o que for possível na noite anterior para ter um tempinho a mais pela manhã para 'brincar de se arrumar'! Brincadeira de moça esperta, cuidadosa e que tem amor próprio! :)


Twitter: @clicamila

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Links para curtir no fim de semana!

Mais um fim de semana que se aproxima e aqui vão algumas dicas de cliques! 

  • Você é fã da Barbie? Se for, vai adorar essa novidade: Princípe William e a  Duquesa de Cambridge na versão de bonecos! No Just Lia.
  •  O japonês Haroshi teve uma ótima ideia para reaproveitar materiais e deixar nosso planetinha mais limpo e ao mesmo tempo mais bonito e interessante: esculturas feitas com restos de skate! Lá no site dele.
  • Esta pensando em se casar e quer um certo ar de modernidade no seu casório e look? Ideias maravilhosas no Constance Zahn! Amei todas!
  • No blog Ser sustentável com estilo tem um vídeo muito bacana sobre moda e autoestima.  Adorei os 'ensinamentos' e quero um vestido vermelho igual ao da modelo!!
  • Você usaria uma bolsa de palha na cidade? Eu usaria! E acho que você também, depois de ver  os exemplares mais lindos do mundo  no site Ter Stilo
  • Texto lindo e sábio sobre amor e relacionamentos no Depois dos Quinze. Pra ler e aprender! Amar é um aprendizado de todo dia!
  • Eu acho que já deixei claro aqui no blog a minha adoração por peças curingas devido a versatilidade das mesmas né?! E no blog Frescurites de Menina tem uma matéria curtinha e muito explicada sobre isso. 

Um fim de semana de muita paz!


Twitter: @clicamila

Ideias para encantar no fim de semana!

Fim de semana chegou e junto com ele mil programinhas legais pra fazer e relaxar! Aqui em baixo a minha seleção de looks para ajudá-la a compor produções bem interessantes!

O primeiro look começa com a cor que vai ser hit no Inverno: o preto. Hoje mesmo estava vendo em sites de street style gringos, várias moças em produções apenas com essa cor. Mas pra esse fim de semana, aconselho mesclar preto com listras! Se você tem maior peso visual na parte de cima do corpo, coloque a estampa na parte debaixo para conseguir equilíbrio. O blazer mesmo sendo preto, não é tão estruturadinho e combina bem com o clima descontraído que esses dois dias devem ter. A clutch em forma de livro e na cor vermelha deu 'vida' à produção!


Recortes vazados são sensuais e diferentes dos 'decotes e transparências de sempre', o que de cara, valoriza o look. Misturado a cores neutras e ao bom e velho jeans a produção continua básica e se você não gosta de 'aparecer' é uma ótima ideia porque fica um 'básico interessante' e não um 'básico sem graça'. Agora, se quiser um toque de cor, um lenço estampado cai muito bem.



A próxima proposta é de texturas! Quando você mistura superfícies diferentes o look saí do anonimato para a glória, sem falar que muitas vezes temos várias texturas no armário e não é preciso gastar mais um centavo: é só misturar e sair! A minha sugestão são as rendas com o jeans: a transparência da primeira esta super adequada ao fim de semana e para não ficar vulgar, o jeans que tem a trama toda fechadinha, ajuda a manter a elegância.




E para fechar, uma mistura delicada de estampas que a Taylor Swift fez. Ela escolheu  uma cor em comum e por isso, não precisou se preocupar com mais nada.  O vestido tomara-que-caia é a cara do fim de semana porque mostra toda a sensualidade dos ombros e o cardigan branquinho auxilia em ambientes com ar condicionado. Na minha opinião, a produção ganhou vida pelo mix de estampas. Que tal fazer essa mistura nesse fim de semana?




 Bom descanso! :)


Twitter: @clicamila