quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Saúde e decoração: hortas em lugares pequenos!

Quem me conhece sabe que sou uma super adepta de uma alimentação o mais natural possível. Claro que ainda não consegui recusar chocolates (e nem pretendo!..rs) mas penso que uma alimentação balanceada e com alimentos que tenham o mínimo ou nenhum agrotóxico são cada dia mais importantes na nossa vida e  fazem um bem danado para a saúde. E as ervas (também conhecidas como cheiro-verde) ajudam muito a tornar o prato do dia mais saboroso e possuem propriedades tão importantes quanto as verduras e legumes, sem mencionar que são bem mais fáceis de cuidar e com um custo menor. E por isso a dica de hoje é pra você que mora em apartamentos ou não, mas que possui pouco espaço e que, assim como eu, é doida para ter uma hortinha bem charmosa e rica em saúde.


Começo dizendo que, para suas ervas e temperos se desenvolverem bem, cada espécie deve ter seu vasinho. Receber sol e serem regadas pelo menos uma vez ao dia, também é imprescindível. Sinal vermelho para aqueles pratinhos que ficam armazenando água porque se ela estiver em excesso acaba atrapalhando o desenvolvimento da planta e não podemos nos descuidar da luta contra a dengue também né?! Algumas inspirações para deixar o pouco espaço que você possui bem mais 'saudável'.













Se tem uma coisa que eu acho lindo é o ato de reaproveitar objetos de uma forma diferente da que era usado anteriormente. Veja só o quão encantador é fazer de vasilhas e utensílios de cozinha (ou outros objetos recicláveis ou não) a nova morada dos seus temperos! 









E finalizando, segue uma pesquisa super resumida sobre algumas ervas para que você decida quais são as mais adequadas para as suas necessidades! O Clicamila também é saúde, viu?!
Manjericão: rico em vitaminas A e C, cálcio, fósforo e ferro. Auxilia na circulação sanguínea, doenças reumáticas, tosses e resfriados.

Tomilho: Possui quantidade relevante de uma substância anti-séptica que combate as infecções respiratórias tais como asma, bronquite, laringite e tosse. 

Alecrim: Indicado para quem tem pressão baixa (eu..rs), e ajuda a aliviar dores musculares, tensões, torcicolos, reumatismo, dores de cabeça, depressão nervosa, artrite e artrose.

Hortelã: O chá das folhas ajuda a baixar a febre além de ser usado contra a gripe, verminoses e prisão de ventre.

Sálvia: Auxilia na digestão e no tratamento de  gengivas inflamadas, aftas, dores de garganta, além de aliviar problemas da menopausa e sintomas de diabetes. 

Fica a dica! :)    

Twitter:@clicamila
Pinterest: http://pinterest.com/blogclicamila/
Facebook:https://www.facebook.com/camila.fernandes.1447

2 comentários: