domingo, 19 de fevereiro de 2012

Dica de estilo: A selvagem de Santarém.

Nesta última semana, a minissérie "As brasileiras" foi estrelada pela atriz Suyane Moreira  que interpretou uma índia no capítulo 'Araí, a selvagem de Santarém'. Por ser índia, o figurino chamou muito a atenção mas cobriu pouco ou nada do corpo. E como na cidade grande não é permitido perambular pelas ruas como você veio ao mundo, acho que pegar emprestado alguns elementos e incorporar na nossa vida é uma ótima proposta. 




Araí usou muito pintura corporal,  sementes, penas e até flor no cabelo! E de tudo isso, o que eu achei mais legal é a inspiração em acessórios feitos de sementes e penas (mas também pedras brutas, madeira, palha, etc) que, particularmente, considero 'super indígena'. Todas essas referências são bem informais e se  você acha tudo isso muito 'natural' ou meio 'hippie', uma ideia bacana é mesclar com tecidos mais requintados, tipo brilhosos ou rendas (vale couro também); com modelagens mais justas, por exemplo, alfaiataria (porque índio é todo 'livre' né?!)  ou do tipo 'menininha'  (como cintura marcada ou godê, afinal índia não usa isso) e  com acessórios com 'cara de cidade', com strass, pedras translúcidas, pérolas, muito metal, etc. 





Nós convivemos com os índios há mais de 500 anos  mas, ainda dá tempo de aprender alguma coisa com eles. :)

"Você vai me dizer: 'o índio tá falando mas é selvagem'. Selvagem são vocês, milhares de anos estudando e nunca aprenderam a ser civilização. Pra que você está estudando? Pra destruir a Natureza e no fim destruir a própria vida?" 

José Luiz Xavante

2 comentários:

  1. Oi prima, é a Fê... adorei o blog, esse post ta muito legal. Boa sorte e conte comigo para a divulgação. beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê! Que saudades! Fico muito feliz que tenha gostado! Se tiver sugestão de matérias é só falar!:) Beijos

      Excluir