terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dinheiro: sabendo usar, ele dá e até sobra!

Poucas coisas são mais desagradáveis e preocupantes do que ter a conta no vermelho, não é?! Se você já passou por isso, sabe exatamente do que estou falando e, se não passou, considere-se uma garota de sorte, porque em meio a 'tentação' que vivemos, isso não é nada fácil. E como muitas das promessas de fim de ano que fazemos tem ligação com o nosso rico dinheirinho e, aproveitando que ainda estamos em Janeiro, e que elas estão fresquinhas na nossa memória, é que resolvi fazer este post. Poupar dinheiro não é um bicho de sete cabeças, mas é preciso disciplina e cautela. 



Se tem uma conduta que eu sempre carrego comigo é  a de pagar tudo o que compro à vista. Não parcelo nada para evitar ter que arcar os juros que estão embutidos nesta forma de pagamento e também para não correr o risco de acabar fazendo novas prestações, já que  a fala '3 vezes sem entrada e para começar a pagar daqui há 2 meses' soa muito convidativo né?! Sei que não é sempre que conseguimos pagar com os compromissos à vista mas penso que se a pessoa pode esperar ou optar por um produto similar e mais barato, vale a pena! 


Marcar tudo o que você gasta (e com o que você gasta) e todo o dinheiro que recebe por mês (salário, bicos, etc) são super importantes e te digo isso com conhecimento de causa: depois que minha planilha financeira no Excel ficou pronta eu comecei a ver tudo com mais clareza e acabei cortando tudo aquilo que entendi ser supérfluo. Mas veja bem, a denominação 'supérflua' é super pessoal. Muitos economistas dizem que não adianta 'cortar' aquilo que faz seu olho brilhar porque desta forma você vai acabar ficando desestimulada  e aí pode perder o fio da meada. Um exemplo: se a maquiagem é super importante para você não abra mão dela! Tente zelar ao máximo pelos produtos que já tem e procure tutorias bacanas na net para utilizar ao máximo seus produtos e das  formas mais criativas. Assim você continua linda e aproveita todas as possibilidades daquilo que você já possui. 




Estabeleça, planeje e economize para conseguir realizar seus sonhos de consumo. A maior verdade dessa vida é que se você não nasceu rica, não fez um casamento rico e nem ganhou na mega sena, vai ter que trabalhar para sobreviver e ainda  para realizar seus pequenos mimos. E longe disso ser uma coisa ruim, hein?!  Poucas coisas são mais gratificantes do que saber que 'aquilo' que você quis tanto, agora é seu e o mérito por isso ter acontecido também! Escreva na agenda seus sonhos (pode ser uma casa nova, uma viagem bacanérrima, uma bolsa ou sapato de grife e etc), estipule e pesquise quanto você vai precisar gastar em cada um deles e  poupe para chegar lá. Estabeleça prazos para cada um deles e  vá guardando e direcionando sua grana, de forma que não se perca entre tantas ideias  e desejos. Quando a gente visualiza uma meta, tudo fica bem mais fácil de se fazer. 

Se tiver mais alguma dica de como economizar para seu dinheiro render mais, compartilha comigo e com as outras leitoras nos comentários! :)
Twitter:@clicamila
Pinterest: http://pinterest.com/blogclicamila/
Facebook:https://www.facebook.com/camila.fernandes.1447

2 comentários:

  1. Oieee...Tenho que criar juizo e começar a guardar dinehiro, mais do que eu acho que já guardo hehehe....Passa no meu blog depois pra ver o
    video dos favoritos de 2012....Siga que eu te sigo tb!!!!
    http://youtu.be/bBlzHs0kvgU
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
  2. Guardar dinheiro é uma preocupação constante né< Bia?! :)

    ResponderExcluir