quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

À moda do povo Masai.

Outro dia eu estava assistindo ao Globo Repórter  e o assunto era a África. E de tudo que vi o que me fascinou foi um povo  étnico africano de seminômades denominados Masai ou Massais. O meu encanto tem razão de ser: a mistura de suas vestimentas e adornos é uma riqueza de cores,  formas e texturas e, caso você não saiba, sou apaixonada por formas de vestir diferentes  da minha (mas isso não quer dizer que vou sair por aí tal qual as pessoas das fotos abaixo..rs)  


Os adornos que eles mais usam (para nós, lê-se acessórios) são colares, brincos e enfeites para o cabelo. E tudo ao mesmo tempo! Acho bacana 'pegar emprestada' essa ideia e colocá-la na nossa vida real. Tudo o que esta perto do nosso pescoço ou do rosto, chama atenção para essa parte do corpo. Então, se  usamos um colar e ele esta no alto (no pescoço) criamos a sensação de um corpo mais alongado e  esbelto o que é ótimo para quem é 'alta' como eu  (tenho 1,58m). E os brincos e tiaras (presilhas trabalhadas, faixas, etc) também auxiliam  a tirar atenção  do nosso corpo. Se você está acima do peso ideal ou quer disfarçar o quadril largo, abuse destes acessórios.



Outro detalhe que acho válido comentar: eles usam muito estampas e principalmente a cor vermelha (minha cor preferida!). Também adornam o corpo com tecidos que  são presos por  torções e amarrações. E na nossa vida esse jeito de vestir pode estar presente com a ajuda dos lenços (clica nessa referência). Pelo que pude perceber, acho que são pedaços de tecidos sem qualquer tipo de  modelagem (tipo um quadrado ou retângulo) e eles vão moldando-o ao corpo. E nós podemos fazer isso com os lenços (tem lenço que vira blusa, bata,etc, só depende de como ele vai ser amarrado. Já a estampa é o jeito mais fácil e rápido de acrescentar pinceladas de criatividade ao look: escolha uma cor em comum  e seja feliz! Você pode misturar também estampas iguais mas em tamanhos diferentes ou da  mesma cor mas com formas diferentes (imagina, por exemplo, um poá branco e lilás misturado com um floral nas exatas duas cores.)




O bom da moda são as várias possibilidades que ela nos apresenta! É ver e analisar  uma cultura diferente  e se ela nos encantar, saber transpor todo o fascínio para a nossa vida.  Porque uma coisa é certa: para sermos nós mesmas  com autenticidade temos que procurar agregar na nossa produção tudo o que nos encanta, mas de forma que tenha  a nossa cara, no nosso tempo e sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário