domingo, 12 de fevereiro de 2012

Dica de estilo: A inocente de Brasília

Dando continuidade aos estilos das personagens da minissérie 'As brasileiras' (lembra que falei que iria acompanhar os capítulos pra trazer informação de 'moda brasileira' para a nossa vida?) hoje é o dia da Augusta, a inocente de Brasília. Interpretada por Claudia Jimenez, a história dessa moça foi contada toda em um dia por isso o figurino é único mas  não quer dizer nem de longe que foi sem graça.


Augusta trabalha em um escritório e seu look é super condizente com ambiente. Confesso que achei a mistura do corte reto do blazer com os babados e o broche de flor um verdadeiro charme. A produção também é recatada nos decotes e comprimentos,  o que é indispensável para trabalhar. É uma combinação que indicaria (quase) de olhos fechados para você  que  é publicitária, designer, consultora de imagem e profissões afins. O meu 'quase' foi porque penso que o bom e velho jeans é sempre bem-vindo desde que em tonalidades escuras e sem rasgos ou manchas. Mesmo em um ambiente informal de trabalho onde o o dress code não é muito rígido, você deve lembrar que se trata do seu 'ganha-pão' e por isso é preciso que se vista com credibilidade mas ao mesmo com toques de criatividade e encanto, afinal essas são características importantes para quem  é da área.


O balanço da saia plissada e dos babados brancos (juntamente com peças em jeans, mesmo que ela não esteja  usando) simbolizam descontração e maleabilidade e o casaco  com linhas retas transmite a imagem de compromisso (ela era contadora, cargo de responsabilidade). Se você trabalha com artes ou cultura uma dica é ressaltar essa descontração e 'todo seu potencial imaginativo' por meio de tecidos como musseline ou jeans e misturá-los com peças de alfaiataria que transmitem que você esta ali trabalhando e não brincando (você já deve ter visto que essas profissões ainda sofrem um certo preconceito né?!).  


Ela abusa de cores neutras deixando um pouquinho de cor apenas para o broche e no ramo de trabalho das artes (que também é o meu!..rs) acho que saber misturar cores é essencial para mostrar logo de cara que essa é a 'sua (nossa) praia'. Mas tudo com bom senso:  se quiser cores super 'arregaladas' escolha duas; neutras com coloridas, escolha uma da primeira 'espécie'  e duas da segunda ou ainda  uma peça lisa e  a outra  em uma única estampa ou no máximo, dois tipos diferentes de estampas. É preciso demonstrar seu potencial  criativo e ao mesmo  tempo o da sua credibilidade, por isso cuidado com um jogo de cores muito chamativo que pode dar a entender  que você está ali 'passeando'. 


Trabalhar é ótimo! Trabalhar com estilo, pelo menos para nós mulheres, é ainda melhor! (vai dizer que não?!) E para manter a elegância e o respeito sem ficar careta basta exercitar todo santo dia algumas combinações nas direções que eu propus.

 Aliás!..cinco vezes por semana já é o suficiente para o exercício!  :) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário