segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dica cultural: Exposição 'La vie en rose'.

Semana passada fui  visitar (aliás, conhecer) o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) aqui em BH no qual esta acontecendo uma exposição de lingeries, com modelos que variam entre os anos de 1890-1990 e que foram usados por moçinhas aqui na capital. O nome completo da exposição é "La vie en rose - Lingerie (Belo Horizonte, 1890/1990) - Sedução e controle na intimidade feminina" e achei um ótimo programa para você que estuda Design de Moda ou mesmo que tenha só curiosidade pelo assunto.




Quando estava na faculdade, mesmo com o excelente professor de história da moda que tinha, sentia falta desse 'contato' com o passado. Não é nada fácil achar roupas assim e por isso acho tão importante uma oportunidade dessas, porque nos faz, de certa forma, reviver o passado e ver como nossas antepassadas se comportavam no quesito da sensualidade. Se bem que, em alguns casos, era um pouco de tortura (lê-se 'espartilhos').



Na exposição, que estará aberta ao público até o dia 06 de maio (para conferir os horários direitinho é só ligar para: 3277-8573) você encontrará achatadores de seios (muito usados na década de 1920), espartilhos 'rigorosos' da La Belle Époque, calçolas antigas usadas durante a gravidez, anáguas delicadamente bordadas, soutiens com recortes diferenciados, etc. Interessante é se inspirar nas roupas que lá estão e tentar colocar aquelas informações na nossa vida. São babados, rendas e bordados que podem muito bem estar presentes nas roupas que vestimos 'por fora', uma vez que você já deve ter visto estilistas apresentando coleções inspiradas na lingerie. Sem mencionar que, com sutileza, fica sensual sem vulgaridade.










Ahh!.. e se você torce o nariz para museus por achar que é tudo 'coisa de velho' ou 'tranqueira', vai se 'espantar' (positivamente, é claro) com este ambiente que teve paredes pintadas delicadamente pela cor rosa e ainda misturada com uma iluminação super charmosa e uma melodia deliciosa de escutar! Vontade de passar a tarde toda revivendo o passado! :)


Twitter: @clicamila
Pinterest: http://pinterest.com/blogclicamila/

Nenhum comentário:

Postar um comentário