quinta-feira, 8 de março de 2012

A mulher, a liberdade e a moda.

Na vida diária, nós mulheres, precisamos sempre nos destacar, afinal por mais que você  não queira acreditar (e eu também não) os resquícios de uma sociedade  machista ainda respigam no presente. Hoje, precisamos provar que somos bem resolvidas e independentes para que a nossa liberdade seja respeitada e acima disso,  para que seja aceita com naturalidade.

Na moda, muitas mulheres  fizeram história.  Eu sei que é uma área maciçamente feminina e por isso o 'fato' poderia não ser considerado 'grande coisa'. Mas como tudo nessa vida, o destaque só vem para os realmente competentes e  se elas não tivessem tido tal característica certamente algum 'Dior'  teria se destacado no lugar.


Coco Chanel (minha musa!) escandalizou a década de 1920 ao propor uma silhueta de gente (que precisa andar, respirar, comer e se exercitar) ao invés daquela rígida  que era conseguida às custas de um 'bom' espartilho, muitas dores e desmaios e poucos esforços físicos e emocionais, até porque, o acessório em questão fazia tanto mal às moças que quanto mais quietas ficassem, menos dor sentiriam. Essa silhueta veio para provar  que aquelas mulheres  não eram bonecas que ficavam paradas vendo a vida passar mais sim  cabeças pensantes e corpos que mereciam respeito.




Já na década de 1960, rebeliões deram mais um passo  a favor da nossa liberdade e  tudo foi  materializado na minissaia (adorável peça por sinal!). A maioria das informações que tive na faculdade  deram a maternidade da 'invenção' a Mary Quant e mais uma vez a moda veio para provar que temos o direito de escolher como cuidar da nossa vida e imagem  e  de dar à ela o rumo que quisermos (só pra você lembrar: um dos acontecimentos que deram origem a mini foi o surgimento da pílula anticoncepcional que proporcionou à mulher a liberdade de escolher ter filhos ou não).



O que eu mais gosto na moda é a possibilidade de entender a história, e no caso deste post, a história de luta e reconhecimento pelos nossos direitos com pinceladas de beleza e encanto.  Na moda e na vida são imprescindíveis algumas mudanças, por isso se inspire nas atitudes de ousadia, coragem e inovação que essas estilistas tiveram e se transforme na mudança que você quer ver no seu mundo!
Feliz Dia Internacional da Mulher!
Twitter: @clicamila

Nenhum comentário:

Postar um comentário