quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dúvida da leitora - vestido de veludo!

Leitores,
depois de alguns dias afastada por motivos 'de força maior', o Clica-Mila esta retornando às suas funções. Aos poucos, vou colocando no ar os posts atrasados.
Beijos


Texto do dia 29/05/2012 (terça-feira)

Alguns dias atrás recebi um email da gaúcha Nathália Schimit me perguntando sobre quais seriam os complementos adequados para se usar junto com um vestido de veludo molhado em um casamento. Achei tão interessante a indagação que resolvi dividir aqui no blog, afinal você pode ter a mesma dúvida né?! O vestido, segundo ela, é bem parecido com o da imagem abaixo e como você sabe, esta época do ano é bem fria, e aí também entra aquela velha e sempre atual ideia de deixá-la bem vestida para a ocasião mas ainda sim quentinha. Afinal, cá entre nós: a história que mulher chique não sente frio é 'lorota' né?!


Nathália escutou por aí que meia-calça de inverno nunca deve ser usada com veludo. Eu discordo. Acho que podem ser feitas lindas combinações com os calçados certos e aí ela continuará elegante (e quentinha) e nem um pouco informal para a ocasião. Como o tecido já tem brilho, eu indico um exemplar opaco e preto (bem simples mesmo), para que a estrela da produção seja o vestido e como eles, a meia e o vestido, 'dividem' a mesma parte do corpo ficando o tempo todo juntos, optar por um modelo assim evita que o visual fique 'papagaiado'. A espessura do fio vai depender da temperatura.

Por ser bem escura, ela pode transmitir um pouco de peso ao visual mas isso é facilmente quebrado com um scarpin com bico arredondado, de salto alto e meia-pata. Esse tipo de sapato ressalta o corpo feminino e tem uma 'áurea' de 'ser chique e elegante'. Não recomendo acessórios do tipo peep toe, porque me lembra a informalidade do 'chinelo com meia' que muitas de nós (inclusive eu..rs) usamos dentro de casa (os dedinhos ficam pra fora e cobetos ao mesmo tempo). Acho que quebra a elegância e pode fazer um 'volumezinho' que estragará o look.



A bolsa é outro acessório indispensável e como o vestido tem a modelagem mais 'básicona', este complemento pode ser mais ousado mas sem destoar ou apagar a roupa. Pensa assim: o modelo precisa ficar harmônico para quando você estiver segurando-a e não pode deixar sua produção sem graça quando ela estiver em cima da mesa e você dançando na pista. Particularmente, não gosto de bolsa combinando com nada da produção, para mim ela precisa ser adequada ao horário/lugar/ocasião e ter a personalidade de quem usa, porque dessa forma não tem erro.

Como o tecido do vestido já tem textura (é brilhoso e super sedoso) eu optaria por bolsas de tramas/materiais que 'puxem' mais para o 'lado opaco', e deixaria as cores para o maxi colar e anéis. Bolsas 'chamativas' são para aquelas ocasiões em que você não vai se 'separar' por um momento que seja dela, para que assim todos percebam o poder de uma bolsa e como ela ressaltou sua produção (se 'jura' que não vai se separar da sua, eu dou todo apoio). É sempre bom lembrar que a escolha da bolsa esta condicionada aos demais acessório que ela vai usar, por isso, se gosta de cor e quer uma modelo 'à altura', pondere nos brincos, colares e anéis. Tudo é uma questão de harmonia e gosto pessoal.

O vestido, segundo Nathália, acompanha as curvas do corpo e por isso indico modelos que 'quebrem' essa sinuosidade como os que possuem linhas mais retas. Se a roupa fosse de um material todo estruturadinho eu optaria por uma bolsa com linhas mais sinuosas, para conseguir um equilíbrio e não ficar parecendo um look nem delicadinho demais nem 'sério' demais. Quanto as alças eu, particularmente, escolheria um complemento no qual as alças pudessem ficar 'escondidinhas' no início da festa e quando for 'lá pelas tantas' eu pudesse usá-las para levar a bolsa para a pista de dança comigo.


E por fim mas nem por isso menos importante, temos os brincos, anéis, relógios, pulseiras e colares. A receita aqui é simples e fácil: procure equilíbrio. Brincos e colares grandes e chamativos podem 'brigar', porque vão ocupar quase o mesmo espaço no seu corpo. A mesma coisa é a composição entre anéis, pulseiras e relógios. Se optar por um 'brincão', aposte na cia de um relógio e de um maxi anel (em mãos diferentes). Se quer uma pulseira exuberante, coloque anéis na outra mão (se quiser o tamanho grande, escolha um só), maxi colar e um brinco bem discreto. As cores e materiais das bolsas e destes últimos devem ser guiadas pela sua personalidade, conforto ao usá-los e bom senso, afinal é um casamento e materiais mais nobres devem estar na pauta.



Como o sul do Brasil é frio por natureza, uma outra dica bem bacana são as famosas blusas térmicas, que esquentam sem fazer muito volume. Tudo o que escrevi aqui é 'achismo' nada é regra. Achismo, se você não sabe, nada mais é do que a mistura entre o que estudei e o que aprendo todo dia ao observar o mundo real e o virtual. Se você tiver  alguma dúvida sobre looks e combinações escreva para mim, quem eu posso te ajudar né?! :)

Twitter:@clicamila
Pinterest: http://pinterest.com/blogclicamila/

4 comentários:

  1. Parabéns!Adorei ...

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila!
    Seguindo as suas dicas foi muito fácil acertar na produção, o modelito foi sucesso no casamento.
    Beijo, Nathália Schimit.

    ResponderExcluir
  3. Que notícia boa Nathália!!! Fico super feliz com isso! :)

    ResponderExcluir